sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Inicio das Aulas*


09 de Fevereiro de 2009




Manhã:07:30 hrs






Tarde:13:00 hrs

Algumas dicas de *Volta as aulas*


Como Encarar o Primeiro Dia de Aula?


As férias estão terminando e um novo ano letivo está às portas. O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança em algumas crianças, já que se trata de um momento de mudança onde é normal sentir medo. Porém, lembre-se que não é necessária tanta preocupação assim, uma vez que a situação é tão nova para você, quanto para os colegas e professores. Para enfrentar a insegurança dos primeiros dias, vale algumas dicas: no primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas; estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início; trate todos os funcionários da escola com educação e respeito. Organize-se também um dia antes: confira se todo o material necessário está dentro da mochila, separe o uniforme, durma mais cedo, tome um café da manhã reforçado. Boa aula!



*Beneficios do Uniforme Escolar*




O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.
A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.
Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.
Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.


*Forma correta e incorreta de sentar. *






Todos os trabalhos necessitam de uma ergometria correta. É preciso cuidar da nossa postura em todas as atividades realizadas, visto que uma postura errada pode resultar em sérias lesões. De fato, a educação postural deve ser aprendida e exercida desde a infância, para assim, diminuir o número de adultos com doenças causadas pela má postura, como no caso da LER, já que a maior parte dessas complicações tem origem na infância ou adolescência.
Para estudar de uma maneira saudável, deve-se utilizar uma cadeira confortável e com bordas arredondadas, para não comprometer a circulação sanguínea dos membros inferiores. O assento deve estar em uma altura onde a criança fique com os braços apoiados na mesa ou no apoio da cadeira. É necessário também um apoio para os pés. Os estudantes devem estar sentados com as coxas paralelas ao solo e com os joelhos dobrados. A coluna deve permanecer reta, formando um ângulo de 90º. Essa postura é muito importante para que a pessoa sente sobre os ísquios, os ossos responsáveis pelo empilhamento da coluna vertebral.
Um dos empecilhos para a boa postura dentro da sala de aula é o fato das cadeiras serem padronizadas, independentemente da altura e peso dos alunos. É recomendável que os pais procurem ajuda médica quando perceberem que seus filhos estão com alguma alteração na postura ou reclamando de dores na coluna.
Um estudo feito pela fisioterapeuta Patrícia Lacombe em quatro cidades brasileiras, demonstrou que 21% da população entre 18 e 27 anos já apresenta algum tipo de problema na coluna.